Ser um bom líder, principalmente nos dias que correm, é saber gerir pessoas e equipas mas, ao mesmo tempo, manter também uma relação com elas. É essencial saber motivar colaboradores, de modo a que se sintam felizes e parte integrante da organização. Ser um bom líder vai levar a que os colaboradores realizem as suas funções de maneira eficiente e eficaz. Um líder deve ser um exemplo, e deve saber ouvir e respeitar opiniões.
Agora com um novo tipo de liderança à distância, é essencial limar algumas arestas e estar preparado com soluções que respondam rapidamente aos problemas. No novo normal, o modo de trabalho é outro, e a liderança terá de ser também, obrigatoriamente, diferente.
É possível, mesmo à distância, que as equipas comuniquem e partilhem responsabilidades. Existem ferramentas que as empresas podem utilizar com esse propósito, como o Zoom, o Teams, o Skype, o Google Meet, entre outros. Cabe a um bom líder saber coordenar os colaboradores pelo meio digital e, acima de tudo, continuar a motivar. A criação de relações não pode ser deixada de lado e, por isso, o site Seines apresenta um conjunto de dez características que um bom líder deve ter:
- Reconhecer os limites pessoais;
- Oferecer sempre feedback;
- Reconhecer os méritos dos colaboradores;
- Saber tomar decisões;
- Acreditar e estimular a inteligência coletiva;
- Saber pedir ajuda quando precisa;
- Ser um exemplo para os seus colaboradores;
- Estar sempre a par das novidades do mercado;
- Assumir as suas responsabilidades;
- Não ser apenas um observador.
[Fonte: Seines]