Compartilhar nas redes
Sugira ao seu chefe: limitar as reuniões a dois dias por semana para aumentar a produtividade
O teletrabalho e as múltiplas plataformas digitais têm aumentado o número de reuniões. Mas nem sempre são eficazes ou necessárias, segundo um estudo do Massachusetts Institute of Technology, que afirma que a realização de demasiadas reuniões prejudica a colaboração efetiva.
Elena de los Ríos
Neste momento, muitas empresas espanholas estão a fazer experiências com o chamado escritório híbrido, uma combinação de trabalho presencial e teletrabalho em diferentes modalidades. Este ajustamento será provavelmente o desafio que mais ocupará os departamentos de recursos humanos em 2022, uma mudança de paradigma que poderá ofuscar questões que afectam, talvez mais, a produtividade dos colaboradores. Estamos a falar de reuniões, multiplicadas exponencialmente durante a pandemia e pós-pandemia, graças às plataformas digitais. Agora que estamos a repensar tão profundamente a nossa rotina de trabalho, é altura de colocar a agenda da reunião em cima da mesa. E com dados.
A gestão do escritório híbrido – combinando o trabalho presencial e o teletrabalho – é o grande desafio dos RH para 2022.
Uma experiência do prestigioso Instituto de Tecnologia de Massachusetts revelou o que muitos de nós já sentimos. Ao eliminar reuniões em 76 empresas com mais de 1.000 empregados durante três dias por semana, as empresas aumentaram a sua produtividade em até 73%. Além disso, os trabalhadores reduziram o seu nível de stress até 57% e aumentaram a sua satisfação profissional em 65%. Ter demasiadas reuniões prejudica a colaboração efectiva e afasta o foco dos trabalhadores do seu horário mais produtivo. A nossa conclusão é que o número óptimo de dias de folga é de três, deixando dois dias disponíveis para estas reuniões por duas razões: manter as ligações sociais e gerir os horários semanais”, observam os autores do estudo.
A comunicação entre empregados e gestores precisa de ser perfeita, algo que os instrumentos de gestão como Slack e Trello permitem.
Evidentemente, esta redução drástica das reuniões no escritório tem de ser compensada por outras metodologias, uma tarefa em que as novas tecnologias voltam a ajudar-nos. A comunicação entre empregados e gestores tem de ser fluida, algo que os instrumentos de gestão como o Slack ou o Trello permitem. Outro ponto a seu favor: nestes espaços, as instruções e tarefas são escritas, pelo que os mal-entendidos são impossíveis. Para esclarecimentos, há sempre o e-mail, outro aliado em comparação com as reuniões que não devem ser abusadas. Não queremos livrar-nos deles e acabar amarrados a caixas de correio digitais.
Artigo traduzido da Women Now, encontre o artigo completo: aqui
Consulte os nossos parceiros de confiança

ISQe

ISQe
Av. Dr. Mário Soares no 35, Porto Salvo, Portugal

Multipessoal
-
call210 342 230
- Show Map

Multipessoal
Edificio Central Office - Av. D.João II, nº 45 - 8º, 1990-084 Lisboa
-
call210 342 230
- Show Map
-
call213 303 166
- Show Map
-
call213 303 166
- Show Map

UPstanding Talent Management
Restelo Business Center, Avenida da Ilha da Madeira, 35L - Piso 4, Lisbon, Portugal

ATEC
ATEC - Academia de Formação - Palmela, Quinta da Marqueza - Palmela, Parque Industrial da Volkswagen Autoeuropa, Quinta do Anjo, Portugal
Compartilhar nas redes