Compartilhar nas redes
Existem seis grandes estilos de liderança utilizados pelos proprietários de empresas. Os estilos de liderança afetam a cultura empresarial e a forma como um líder pode efectivamente conseguir que um trabalhador produza resultados. Enquanto a maioria dos líderes empresariais emprega um estilo de liderança dominante, existem fatores e situações em que a mudança de estilo pode melhorar os resultados. Aprenda o que os funcionários respondem e perceba o seu estilo primário enquanto aprende a adaptar-se conforme necessário.
Nota
Vários factores influenciam os seis estilos de liderança dos gestores, incluindo os traços de personalidade do líder, como o líder foi orientado, as personalidades dos empregados, e o tipo de tarefa em mãos.
Seis Estilos de Liderança Dominantes
Antes que um líder possa compreender as várias influências no estilo de liderança, é importante compreender os estilos que existem. Um estilo coercivo é uma abordagem do tipo “tudo ou nada”. Um estilo autoritário deixa claro quem é o chefe, mas tem espaço para a flexibilidade. O estilo associativo quer que o ambiente de trabalho se sinta como uma comunidade onde todos, incluindo o líder, se sentem incluídos, de acordo com a Southeastern University.
Estilos democráticos de liderança têm o líder constantemente a perguntar o que pensam os subordinados sobre objetivos, processos e questões potenciais. O estilo de coaching assume uma abordagem de mentoria, ajudando constantemente os colaboradores a experimentar coisas novas. O pacesetter lidera pelo exemplo e é frequentemente o primeiro no escritório e o último com os mais altos níveis de produção.
A Influência da Personalidade do Líder
Os factores internos que influenciam os estilos de liderança incluem todos os aspetos da personalidade. Uma pessoa competitiva está inclinada a tornar-se um pacesetter, tentando mostrar à equipa que é possível obter resultados de alto nível. Um líder que sente que faz a sua parte pagando os salários e que espera que os empregados produzam trabalho ou saiam tende a inclinar-se mais para um estilo de liderança coercivo.
A avaliação dos estilos de liderança dominante, e, é importante para determinar quando alterar o estilo. Para descrever os fatores que irão influenciar a escolha de estilos de liderança de comportamentos em situações de trabalho, é importante examinar-se a si próprio nas suas interacções com a organização.
A Influência da formação do Líder
A forma como o líder foi orientado pode afetar o seu estilo de liderança. Um gestor que subiu nas posições da empresa num ambiente de coaching com um mentor que o levou a reuniões ou reviu chamadas e nomeações para formas de melhorar, pode abordar a sua equipa da mesma forma. Se esse mesmo gestor fosse cultivado num ambiente mais democrático onde a direção procurasse as opiniões da equipa, o gestor poderia ver isto como a chave do sucesso, uma vez que era a chave para a sua ascensão à liderança.
Personalidades dos empregados e respostas aos Estilos de Liderança
Nem todos respondem aos estilos de liderança da mesma forma. Alguém que é tímido pode ser sobrecarregado por um líder coercivo ou mesmo um pacesetting. Esta pessoa pode estar constantemente a perguntar-se se o seu trabalho está em perigo ou se sentir que nunca será capaz de estar à altura que o pacesetter demonstra.
Os líderes empresariais começaram a empregar testes de personalidade tanto para gestores como para colaboradores, para compreenderem melhor como se conjugam. Desta forma, os gestores podem compreender coisas como, a forma como um empregado competitivo deve ser “empurrado” para alcançar o seu mais alto nível de sucesso.
Tipos de Tarefas que Requerem Diferentes Estilos de Liderança
Algumas tarefas requerem um certo tipo de estilo de liderança, diz a Forbes. Não é desejável que um gestor assuma um estilo de liderança democrático se estiver a conduzir uma reunião para insubordinação com um empregado. Ele pode precisar de usar um estilo coercivo, dependendo da gravidade da infração.
Embora as abordagens democráticas ou afiliadas possam funcionar para brainstorming e tarefas criativas, estas podem impedir o líder de estabelecer uma visão e direção claras para a empresa. Esta situação beneficiaria de uma abordagem autoritária.
Os gestores devem olhar para as tarefas normais do funcionamento diário e determinar que estilos funcionam melhor para as situações e desenvolver métodos e processos que possam ser implementados para alterar as qualidades de liderança dominante.
Artigo Traduzido da CHRON, encontre o artigo original: aqui
Consulte os nossos parceiros de Confiança

VERTENTE HUMANA – EMPRESA DE TRABALHO TEMPOR...
Av. Miguel Bombarda, 1, 3º Piso

ISQe

ISQe
Av. Dr. Mário Soares no 35, Porto Salvo, Portugal

Multipessoal
-
call210 342 230
- Show Map

Multipessoal
Edificio Central Office - Av. D.João II, nº 45 - 8º, 1990-084 Lisboa
-
call210 342 230
- Show Map
-
call213 303 166
- Show Map
-
call213 303 166
- Show Map

UPstanding Talent Management
Restelo Business Center, Avenida da Ilha da Madeira, 35L - Piso 4, Lisbon, Portugal
Compartilhar nas redes