Compartilhar nas redes
Embora existam muitos fatores que podem causar a saída de um novo empregado, a sua experiência de integração é um fator muito importante. As empresas cometem frequentemente o erro de terminar o processo de integração uma vez que a papelada de contratação é assinada. Contudo, as primeiras semanas e até meses deixam uma impressão crítica que influencia drasticamente se um empregado acabará por ficar ou sair.
Para os líderes de RH, a integração no sistema de RH deve ser uma prioridade máxima. Para acolher uma nova contratação com optimismo e braços abertos, considere estas etapas essenciais do onboarding.
Etapas essenciais no processo de Onboarding
1 – Começar antes do 1º dia
O processo de Onboarding deve começar antes do primeiro dia de trabalho do empregado. Enviar um anúncio emocionante à equipa e incluir alguma informação interessante sobre o novo membro da equipa de trabalho. Note porque é que esta pessoa foi contratada, que papel irá desempenhar, e qualquer outra informação interessante que o recém-chegado possa partilhar.
Além disso, mantenha-se em contacto com o novo contratado. Envie a papelada necessária com antecedência. Forneça qualquer material útil para o primeiro dia antes do tempo. Forneça credenciais de início de sessão ao novo membro e começe a incluí-lo nos e-mails da equipa.
2 – Essenciais para o 1º dia
O primeiro dia num novo emprego é agitado, não importa se o empregado é de nível básico ou executivo. É lançada muita informação no caminho do novo membro, por isso, certifique-se de que têm materiais de referência que possa utilizar. Uma lista de funcionários que inclua quem é quem e quais as suas responsabilidades é extremamente útil, tal como qualquer material de como fazer.
O primeiro dia é uma óptima altura para organizar uma happy hour antecipada ou um almoço para reunir a equipa numa ambiente calmo e divertido de modo a dar oportunidade que se conheçam uns aos outros. Vai encorajar essa ligação essencial de imediato, o que ajuda a criar sinergia dentro do grupo.
3 – Processo de integração contínuo
O processo de integração deve ser continuo e não desaparecer passado alguns dias. Mantenha conversas contínuas com os seus novos colaboradores. Faça reuniões com frequência para ver como as coisas estão a correr. Mantenha uma política de portas abertas e encoraje a perguntas. Se alguma coisa não estiver bem, transmita como corrigir e siga em frente na procura de uma solução.
Uma vez que os novos trabalhadores estejam a compreender as coisas, dê-lhes novas tarefas para os motivar. Isto inclui etiqueta corporativa e de equipa, processos de tomada de decisão, cadência de reuniões, etc. Pode também abordar o estilo e as expectativas da equipa, incluindo os pontos fortes e fracos. Ser honesto, aberto, e compreensivo pode ajudar a garantir que uma nova contratação se sinta bem-vinda, possa ser produtiva, e tenha um impacto positivo na empresa.
Fale com os nossos parceiros de confiança

VERTENTE HUMANA – EMPRESA DE TRABALHO TEMPOR...
Av. Miguel Bombarda, 1, 3º Piso
-
call215 948 223
- Show Map

Linkeys SA
Avenida do Atlântico 16, Edifíco Panorâmico, Escritório 6.04, 1990-019 Lisboa, Portugal
-
call215 948 223
- Show Map

Multipessoal
-
call210 342 230
- Show Map

Multipessoal
Edificio Central Office - Av. D.João II, nº 45 - 8º, 1990-084 Lisboa
-
call210 342 230
- Show Map
-
call213 303 166
- Show Map
-
call213 303 166
- Show Map
Compartilhar nas redes